Assim começamos o Projeto
Interventivo por meio das oficinas de aprendizagem da E.C. 64. Um
dos princípios metodológicos do Bloco Inicial de Alfabetização no
DF –BIA é o trabalho com projetos. Seu objetivo é
“promover o repensar de concepções e práticas pedagógicas,
oportunizando um ambiente dinâmico que atenda aos alunos com
defasagem idade/série, proporcionando-lhes uma efetiva alfabetização
numa perspectiva inclusiva” (BRASÍLIA, 2006, p. 24).
O projeto
interventivo apresenta características próprias: é contínuo em
relação ao seu desenvolvimento (é sempre oferecido) e temporário
em relação aos alunos que dele se beneficiam. Mesmo sendo contínuo,
não é padronizado, porque os alunos que por ele são atendidos
apresentam necessidades diferentes. Por isso não é elaborado uma só
vez, para um ano inteiro. É constantemente atualizado, em função
das necessidades dos alunos que a ele são encaminhados, a cada dia,
a cada semana, a cada bimestre etc, e as crianças são atendidas em suas necessidades por vários professores.
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