segunda-feira, 21 de maio de 2012

Oficinas - Projeto Interventivo

Assim começamos o Projeto Interventivo por meio das oficinas de aprendizagem da E.C. 64. Um dos princípios metodológicos do Bloco Inicial de Alfabetização no DF –BIA  é o trabalho com projetos. Seu objetivo é “promover o repensar de concepções e práticas pedagógicas, oportunizando um ambiente dinâmico que atenda aos alunos com defasagem idade/série, proporcionando-lhes uma efetiva alfabetização numa perspectiva inclusiva” (BRASÍLIA, 2006, p. 24).


O projeto interventivo apresenta características próprias: é contínuo em relação ao seu desenvolvimento (é sempre oferecido) e temporário em relação aos alunos que dele se beneficiam. Mesmo sendo contínuo, não é padronizado, porque os alunos que por ele são atendidos apresentam necessidades diferentes. Por isso não é elaborado uma só vez, para um ano inteiro. É constantemente atualizado, em função das necessidades dos alunos que a ele são encaminhados, a cada dia, a cada semana, a cada bimestre etc,  e as crianças são atendidas em suas necessidades por vários professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário